ABRABULL Bulldog Inglês
Faça parte desta associação!

Entrevista com a criadora Sra. Lottie Elliott

Data: 24/09/2012

Qual é o nome do seu canil e por que você o escolheu?

Nome do canil é Hurricane bulldogs. Meu marido é um Lineman Journeyman para a companhia de energia elétrica e para conseguirmos o dinheiro necessário para comprar nossa primeira fêmea de Bulldog, meu marido teve que trabalhar muitas horas extras na época do Furacão Fran. Então, decidimos pelo nome Furacão para o nosso canil, pois sem o furacão nós nunca teríamos adquirido a maravilhosa cadela ‘fundadora’ que adquirimos.

Quando você começou a criar bulldogs?

Em 1998 – 1999

Em sua opinião o que é mais importante na seleção, pedigree ou características fenotípicas? Qual o peso do inbreeding para esse fim?

Nós normalmente usamos o linebreeding, mas nós também usamos outcross. Temos de olhar para as necessidades de cada fêmea. Às vezes, ela precisa de coisas que nós não sentimos que podemos obter a partir de um linebreeding e então reproduzir com linhas de fora (outcross). Mas o mais importante, temos que olhar para encontrar o par certo para nossas meninas, sem perder o nosso tipo.

Em sua opinião, o que é mais importante na seleção da matriz e do reprodutor: características fenotípicas ou pedigree? Qual é o peso do inbreeding para esse fim?

Para nós, são ambos. No entanto, nós nunca usamos o linebreeding apenas por uma questão de linhagem. Idealmente, nós gostamos de encontrar um bom par para a nossa menina para usarmos o linebreeding. Mas isso não é sempre possível. O que é mais importante é encontrar um bom par para a nossa cadela em todas as áreas (saúde, temperamento, conformação e) tanto faz se é linebreeding ou um outcross.

Quando você faz um cruzamento qual sua ordem de importância para os três itens: standard/fenótipo, saúde ou temperamento?

Essa é uma pergunta difícil, porque para nós todos são igualmente importantes. No entanto, eu sempre digo, se você não tem um bulldog com temperamento maravilhoso, você não tem um grande bulldog, não importa quão excelente seja a conformação.

Qual o protocolo de vacinação para raiva usada em seu canil?

Nós fazemos o mínimo necessário exigido por lei. No entanto, nós nunca combinamos as vacinas antirábicas com as vacinas em filhotes, etc. preferimos dar raiva por si só.

Você tem algum controle de saúde para os seus reprodutores/matrizes? (ex.: exame de patela, coração, displasia, etc)

Nós sempre fomos muito exigentes sobre a saúde. Se um cão tem quaisquer problemas importantes de saúde nós o eliminamos do nosso programa de criação. Com todos os novos testes de saúde acontecendo, começamos a fazer parte dos testes de saúde como o do coração, traqueia, patela, etc. No entanto, eu não acho que alguns testes de saúde garantem que você tenha um cão saudável. Eu acho que testes de saúde são muitas vezes usados para promover certos cães que de fato podem não ser saudáveis ou não ter boa saúde por trás deles. Eu acho que você precisa avaliar o cão inteiro. Será que ele respira de forma clara, que ele tem os olhos saudáveis​​, pelagem, ele se move corretamente, etc. Passar por alguns testes de saúde não garante um cão saudável e muitas pessoas estão enganando as pessoas com isso. Eu acho que para a saúde, você não só precisa olhar para o cão em si, mas para seus pais, irmãos, avós. Houve algum defeito de saúde na ninhada de um cão em particular que você está considerando criar, etc? Essas coisas são mais importantes.

E sobre a displasia coxo femoral, você radiografa todos seus bulldogs? Se sim, com que idade? Você acredita na displasia coxo femoral genética ou adquirida? Ou na verdade para adquirir a displasia o exemplar tem que ter uma pré-disposição genética?

Nós não fizemos raios X de quadril dos nossos cães a menos que houvesse um problema. Nós olhamos mais para a solidez do cão. Nós não tivemos que lidar com quaisquer problemas graves de quadril em nossa linhagem, então eu não tenho muita informação para passar sobre o assunto.

Quando um exemplar seu tem cherry eye você retira a glândula, reposiciona através de cirurgia ou é adepto a que não se faça cirurgia alguma e toda vez que glândula sair reposicionar manualmente como vemos alguns criadores aqui no Brasil ensinando isso a seus clientes?

Nós removemos a glândula.

Você sentiu diferença nos bulldogs em geral de quando começou sua criação até hoje?

Eu acho que os cães são mais curtos e mais compactos hoje e os toplines são geralmente melhor. No entanto, estamos perdendo a cabeça grande de ‘tijolo’ e ‘virada’ do ombro em um monte de cães hoje em dia.

Qual a dica você dá para quem está começando a criação agora? O que fazer e o que não fazer?

Meu conselho seria o de aprender tudo o que puder, feche alguns campeões antes de decidir criar. Converse com quantas pessoas diferentes sobre as muitas linhagens diferentes que você puder. Não tenha pressa, estude a raça e ‘bote a mão na massa’ para adquirir o máximo de experiência que puder antes de decidir ter primeira ninhada. Não siga os modismos ou produza com os cães vencedores, mas aprenda a reconhecer a qualidade dos cães.

Você exercita seus cães? Com qual frequência e intensidade?

Sim, nós temos 11 hectares aqui e não temos canil então andamos com todos os cães do lado de fora para uma ‘paradinha para o xixi’. Os cães são soltos para correr livres 4-5 vezes ao dia. Durante todo o tempo do lado de fora são supervisionados e interagimos com os cães, bem como os cães brincam uns com os outros.

Quais cães você viu pessoalmente e de qual você mais gostou?

Vi um monte de cães agradáveis ​​ao longo dos anos. Não sei se eu poderia apenas citar alguns.

Com que frequência você banha seus cães? Alguma dica importante quanto aos banhos?

Nós banhamos os cães apenas quando necessário. Eu gosto do shampoo chamado Malaseb.

Com que idade você inicia seus cães em exposições?

Varia, nós gostamos de colocá-los em pista algumas vezes como filhotes para a experiência. Eu acho que a socialização e colocar os cães cedo em pista para a experiência é muito benéfico. Nós muitas vezes começamos cedo, aos 6-7 meses.

Quanto à alimentação, você costuma suplementar a ração? Qual tipo de suplementação você faz?

Eu muitas vezes cozinho para meus cães como um ‘acréscimo’ à ração seca. Eu cozinho uma mistura de carne de 70-80% e 20-30% de vegetais ou frutas (eu chamo isto de ‘meu guisado de bulldog’). Eu acrescento um pouco disso na ração seca.

Quanto às cadelas gestantes, algum tratamento especial?

Sim, meninas grávidas se alimentam com ração sem adição de sal ou sódio. Todas as meninas grávidas recebem um ovo cozido por dia, além de uma multi vitamina como Nuvet. Ácido fólico (400mcg) e um suplemento de DHA como Expectra. Em alguns casos, eu lhes dou óleo de salmão ou óleo de Krill, mas não no final da gravidez.

Quais as suas considerações finais?

Eu não viajei para ver os bulldogs ao redor do mundo. No entanto, pelas fotos me aparece que existem alguns bulldogs muito agradáveis em muitos países.

 

Jeff and Lottie Elliott

http://www.hurricanebulldogs.builderspot.com/

Confira outras notícias

CBKC FCI CBRB
Premier
Site produzido pela Netface