ABRABULL Bulldog Inglês
Faça parte desta associação!

Entrevista com a Sra. Liz Karshner

Data: 25/09/2012

Qual é o nome do seu canil e por que você o escolheu?

Tivemos uma lagoa na propriedade onde morava que tinha um pequeno lago e os cães adoravam brincar em torno das bordas pegando sapos todos os dias. Dan achou que seria um bom nome para o nosso canil.

Quando você começou a criar bulldogs?

Em 1972 tivemos a nossa primeira ninhada.

Em sua opinião o que é mais importante na seleção, pedigree ou características fenotípicas? Qual o peso do inbreeding para esse fim?

Eu, pessoalmente, faço apenas linebreeding. Minha experiência com outcross não foram muito bem sucedidos. Eu nunca fiz um inbreeding porque eu percebi que não certo para muitas pessoas e eu fico desconfortável com a ideia.

Em sua opinião, o que é mais importante na seleção da matriz e do reprodutor: características fenotípicas ou pedigree? Qual é o peso do inbreeding para esse fim?

Eu prefiro linebreeding que é ‘tipo a tipo’ enquanto consideramos a correção de falhas de conformação. Isto é o que funciona melhor para nós.

Quando você faz um cruzamento qual sua ordem de importância para os três itens: standard/fenótipo, saúde ou temperamento?

Saúde é sempre de suprema importância em nosso programa de criação. É triste ver um bulldog bonito que não pode respirar bem ou não pode movimentar e respirar bem ao mesmo tempo. Estou descontente em ver os olhos mal cicatrizados de úlceras causadas por entrópio, etc. Continuar com isso no programa de criação é um grave desserviço à nossa raça. Isto também se aplica aos quadris, olhos, pele, etc. E o que temos sem bom temperamento? Eu estou vendo muita agressividade e muita timidez que não pertence a nossa raça. Devemos ser cuidadosos em nossos programas de reprodução para um se ter um bom temperamento.

Qual o protocolo de vacinação para raiva usada em seu canil?

Usamos uma vacina de vírus mortos aos 6 meses de idade seguida de uma repetição após 1 ano. Esta é uma proteção comprovada de 3 anos.

Você tem algum controle de saúde para os seus reprodutores/matrizes? (ex.: exame de patela, coração, displasia, etc)

Testes de saúde não são feitos na maioria dos bulldogs em nosso país, infelizmente. Eu costumo testar os padreadores. É claro que qualquer cão que tem um problema significativo de saúde é castrado e colocado em um lar maravilhoso e amoroso, se há boa qualidade de vida após uma cirurgia de correção necessária ou tratamento necessário para chegar a um estado de vida completo e saudável. Como a nossa raça vem passando por um momento de maior visualização, por causa de problemas de saúde genéticos, é mais importante do que nunca produzir para a saúde e solidez. Acredito que temos o dever de proteger a raça que nós amamos.

 E sobre a displasia coxo femoral, você radiografa todos seus bulldogs? Se sim, com que idade? Você acredita na displasia coxo femoral genética ou adquirida? Ou na verdade para adquirir a displasia o exemplar tem que ter uma pré-disposição genética?

Ch Little Ponds Chief é um dos raros padreadores TOP a ser checado e a ter um status de quadril bom registrado na OFA, e foi feito com a idade de 5 anos. Eu acredito que a displasia de quadril foi provada ser genética, um cão com cuidados de saúde e dieta normalmente não irá desenvolver displasia coxofemural adquirida nos grupos ‘Sporting’ e ‘hounds’, claro, mas deve-se ter cavidade e fêmur suficiente para solidez. Nossa raça normalmente não tem os quadris de um cão esportivo ou cão de raça, mas deve ser boa.

Quando um exemplar seu tem cherry eye você retira a glândula, reposiciona através de cirurgia ou é adepto a que não se faça cirurgia alguma e toda vez que glândula sair reposicionar manualmente como vemos alguns criadores aqui no Brasil ensinando isso a seus clientes?

Após tentar várias técnicas, preferimos a remoção mínima, conservadora de somente o coração da glândula e deixando o tecido, tanto quanto possível para a produção de lágrima. O reposicionamento da glândula nem sempre tem grande sucesso aqui.

Você sentiu diferença nos bulldogs em geral de quando começou sua criação até hoje?
A consideração em saúde dos bulldogs, em geral, é muito mais importante para os criadores de hoje. Eu raramente vejo um cachorro em pista lutando para respirar.

Qual a dica você dá para quem está começando a criação agora? O que fazer e o que não fazer?

Eu recomendo comprar a melhor cadela, bem criada, saudável e você deve comprar de um criador respeitável. Esta será uma grande base de alguém que construiu ao longo de muitos anos. E, se não for uma grande cadela em pista, será uma excelente cadela base para o futuro. Não compre pela internet, mas de alguém que você pode aprender depois de ter estudado a raça e encontrado alguém para trabalhar com você no processo de aprendizagem.

Você exercita seus cães? Com qual frequência e intensidade?

Nós gostamos de esperar para trabalhar os cães de exposição no frescor da manhã ou à noite. Não importa o quanto eles brincam juntos, o melhor condicionamento é um passeio agradável várias vezes por semana.

Quais cães você viu pessoalmente e de qual você mais gostou?

Eu já vi excelentes bulldogs. Uma cadela linda e que sempre fez meu coração bater mais forte é a Ch Cherokee Pride. Ch Lofdahls Sugar Patches e o cão Ch Roscoes White Lightening também vêm logo à mente. Da minha própria criação a Ch Helfyre Little Ponds Promise que é a vencedora TOP de todos os tempos em exposições especializadas e é muito especial para mim.

Com que frequência você banha seus cães? Alguma dica importante quanto aos banhos?

Eu não acredito em banhos frequentes demais. Quando sujos ou com mau cheiro se torna necessário, é claro. Eu sinto que o cão deve estar limpo e as unhas corretamente aparadas. Devem tomar banhos a cada 3-4 semanas, com a ressalva de que eles devem ser banhados antes das exposições em caso de estarem em campanha. Shampoos medicinais apenas se necessário.

Com que idade você inicia seus cães em exposições?

Isso depende da maturidade do cão. Eu gosto de "testar as águas" com um filhote com a idade de 7 meses. Em seguida, mais shows à medida que amadurecem, a não ser é claro que eles estejam prontos para rapidamente terminar mais cedo.

Quanto à alimentação, você costuma suplementar a ração? Qual tipo de suplementação você faz?

Usamos alguns suplementos... Cálcio não só vitamina C durante a idade de rápido crescimento dos 4-6 meses.

Quanto às cadelas gestantes, algum tratamento especial?

Começamos com comprimidos de ácido fólico cerca de 30 dias antes da menina está programada para entrar no cio. Durante a gravidez, continuamos o ácido fólico e passamos a dar vitaminas pré-natal e, nos últimos 10 dias, damos ração de filhote, se a cadela não é muito grande. Nós gostamos de completar com carne, ovos e iogurte.

Você vê com bons olhos a evolução da criação mundial de bulldogs?

Eu vejo uma evolução na melhor atenção às questões de saúde e mais cães de conformação equilibrada.

Quais as suas considerações finais?

Esta é uma raça maravilhosa que temos dedicado nossas vidas. A jornada de ver os grandes cachorros do futuro e conhecer novos amigos é uma grande experiência. Estou ansioso para ver as pessoas bonitas e julgar os bulldogs maravilhosos do Brasil.

Liz Karshner

http://www.littlepondbulldogs.com/

Liz Karshner

Confira outras notícias

CBKC FCI CBRB
Premier
Site produzido pela Netface