ABRABULL Bulldog Inglês
Faça parte desta associação!

Entrevista com a Sra. Elizabeth Hugo Milam

Data: 25/09/2012

Qual é o nome do seu canil e por que você o escolheu?

O nome do nosso canil é Hug-O-Bull, que é uma combinação do meu sobrenome de solteira (Hugo) e Bull.

Quando você começou a criar bulldogs?

Meus pais, Frank e Norma Hugo compraram seu primeiro bulldog show do ano em que nasci. Eu tomei a decisão de ser uma criadora séria quando eu tinha 14 anos de idade.

Em sua opinião o que é mais importante na seleção, pedigree ou características fenotípicas? Qual o peso do inbreeding para esse fim?

E prefiro Linebreeding, devido à previsão da mesma. Saúde tem que ser uma preocupação primordial em qualquer criação, mas particularmente quando usamos o Linebreeding. Ela também tem que ser estritamente ‘tipo a tipo’, a fim de realmente funcionar.

Em sua opinião, o que é mais importante na seleção da matriz e do reprodutor: características fenotípicas ou pedigree? Qual é o peso do inbreeding para esse fim?

Fenótipo significa muito, mas um pedigree forte sobre um indivíduo que não é tão fabuloso é valioso também... Alguns de nossos melhores produtores não eram grandes cães de show.

Quando você faz um cruzamento qual sua ordem de importância para os três itens: standard/fenótipo, saúde ou temperamento?

Todos os três são de igual importância.

Qual o protocolo de vacinação para raiva usada em seu canil?

Nós damos a raiva pela primeira vez entre 9 e 12 meses e, em seguida, uma vez a cada três anos.

Você tem algum controle de saúde para os seus reprodutores/matrizes? (ex.: exame de patela, coração, displasia, etc)

Os cães de criação têm que apresentar boa saúde em geral. Isto significa sem mancar, sem sarna, sem alergias. O cão tem que ter olhos limpos e ter uma ótima respiração. Antes de reproduzir, verificamos coração, traquéias e joelhos.

E sobre a displasia coxo femoral, você radiografa todos seus bulldogs? Se sim, com que idade? Você acredita na displasia coxo femoral genética ou adquirida? Ou na verdade para adquirir a displasia o exemplar tem que ter uma pré-disposição genética?

Eu não tenho certeza de como a displasia coxofemural é herdada em nossa raça. Em 45 anos eu nunca tive que fazer tratamento para dor de displasia.

Quando um exemplar seu tem cherry eye você retira a glândula, reposiciona através de cirurgia ou é adepto a que não se faça cirurgia alguma e toda vez que glândula sair reposicionar manualmente como vemos alguns criadores aqui no Brasil ensinando isso a seus clientes?

Nós removemos parcialmente a glândula.

Você sentiu diferença nos bulldogs em geral de quando começou sua criação até hoje?

Os cães estão em geral mais saudáveis. Os corpos acima de tudo melhoraram, mas o tipo de cabeça deu um passo para trás em geral. As caudas estão terríveis.

Qual a dica você dá para quem está começando a criação agora? O que fazer e o que não fazer?

Aprenda muito sobre como cuidar de cães em geral, o quanto você puder. Não tenha uma ninhada se você nunca tiver possuído um cão ou criado uma ninhada. Vá observar o quanto você puder antes de assumir esta responsabilidade. Quanto mais você sabe, menos erros você vai fazer. Não seja exaltado para registrar vitória. Verifique se as vitórias são para os cães que realmente merecem.

Você exercita seus cães? Com qual frequência e intensidade?

Os cães ficam soltos no nosso jardim. Os cães de exposições saem para longas caminhadas pela nossa rua, que é íngreme.

Quais cães você viu pessoalmente e de qual você mais gostou?

Meus próprios cães, Ch. Hug-O-Bull’s Marsha Mellow, Ch. Hug-O-Bull’s Morgan Road Armani, Ch. Smasher’s Al Capp, Ch. Shakira da Italia, Ch. Only Lonestar Bright Lights Big City. São muitos para listar todos.

Com que frequência você banha seus cães? Alguma dica importante quanto aos banhos?

Para os cães de pista antes de cada fim de semana de exposição. Para os cães que não são de exposição, uma vez a cada poucos meses ou se eles precisarem. Não é necessário dar banho frequentemente, mas você deve estar escovando os cães diariamente e lavar o rosto e manter o nariz macio. Você precisa fazer uma manutenção.

Com que idade você inicia seus cães em exposições?

Com 6 meses se eles estão prontos.

Quanto à alimentação, você costuma suplementar a ração? Qual tipo de suplementação você faz?

Não suplementamos, a menos que estejam grávidas ou precisem de algo específico. Cadelas gestantes recebem o ácido fólico. Nós alimentamos Purina para pele sensível e fórmula para o estômago.

Quanto às cadelas gestantes, algum tratamento especial?

Apenas o ácido fólico. E a monitorização cuidadosa da sua gravidez a medida que a mesma avança.

Você vê com bons olhos a evolução da criação mundial de bulldogs?

Estou preocupada com a popularidade da raça. Muitas pessoas são atraídas para novos tipos, exagerados, ou seja, rugas pesadas, ossos em excesso, corpos excessivamente curtos, caudas ruins. Então, eu não tenho certeza de como responder isso.

Quais as suas considerações finais?

Eu só espero que as pessoas estejam criando bulldogs porque eles amam e não por que querem ganhar dinheiro ou explorá-los para ganhar fama para si. Fama e sucesso são resultados de bons cuidados com raça e de um programa de melhoramento bom. Por favor, aprenda a história deles e, como sempre digo, deixe a raça em forma tão boa ou melhor que quando você a encontrou. Você tem que trabalhar duro para ser bem sucedido.

Elizabeth Hugo Milam

http://www.hugobullbulldogs.com/

Elizabeth Hugo Milam

Confira outras notícias

CBKC FCI CBRB
Premier
Site produzido pela Netface