ABRABULL Bulldog Inglês
Faça parte desta associação!

Escolhendo o Criador

Data: 09/04/2015


Muito antes de pensar nas características do filhote, o novo proprietário deve ter como ponto de partida a escolha do criador, o qual deverá atender requisitos que irão nortear a correta aquisição do filhote. 

Logo no primeiro contato, o criador ideal deve disponibilizar-se a mostrar seus cães e instalações e resolver dúvidas relacionadas à raça e seus cuidados. Além disso, a atitude primordial desse criador será a de investigar as condições e principalmente o tempo que o novo proprietário disponibilizará ao filhote. 

Por isso, desconfie do criador que apenas quer vender o filhote sem colocar o bem-estar e as necessidades do cão em primeiro lugar. 

Ultrapassado o primeiro contato, o asseio das instalações e o estado de saúde e higiene dos cães são os principais aspectos a serem observados, pois, apesar de ser obrigação básica de todo criador, não raras vezes constitui verdadeira exceção. 

Uma vez constatado que os cães estão mal cuidados (falhas de pêlo, pelagem opaca, unhas grandes, olhos e orelhas sujas) ou de que há falta de higiene nas instalações (fezes, urina, água suja, ração à vontade nos potes, mau cheiro e moscas), descarte imediatamente esse canil da sua lista de opções de compra. 

As instalações também precisam apresentar o mínimo de conforto aos cães e, assim, alguns itens precisam estar presentes: espaço compatível com o porte da raça, incidência de sol, piso apropriado, área de isolamento e local abrigado do calor e do frio. 

Outro ponto a ser observado é a qualidade de vida dos cães que compõem o plantel do criador - cães saudáveis, felizes e equilibrados. Para que tal condição seja encontrada, fuja de canis onde os animais vivem confinados em pequenos espaços ou em locais inadequados. 

Não menos importante para essa qualidade de vida, é o tempo de atividade física e lazer disponibilizado aos cães. Em outras palavras, um canil não pode ser uma prisão! Os cães precisam de atividade física e mental, atenção e adestramento básico. 

Em muitas situações o cão sequer sabe andar na guia, demonstrando desleixo em relação às necessidades básicas do animal. Quadros de excessiva timidez ou agressividade também podem ser indicativo de um manejo incorreto. 

O animal jamais pode ser renegado à condição de explorado. O criador precisa amar o seu trabalho e seus cães, preocupando-se com a saúde e o bem-estar dos animais acima de tudo e em todas as fases e circunstâncias da vida, principalmente com os cães idosos ou aqueles retirados da criação. Nesses casos, o bom criador irá preocupar-se em realizar uma doação criteriosa, garantindo a manutenção no atendimento às necessidades do cão até o fim de sua vida. 

O mesmo se pode dizer quanto ao desenvolvimento do filhote em sua nova casa, pois o criador responsável fará questão de estabelecer um vínculo que possibilite acompanhar e ajudar no perfeito crescimento do cão. 

Saúde e padrão da raça são assuntos que da mesma forma devem ser priorizados pelo criador e com eles deve demonstrar intimidade e conhecimento. 

Cada raça é mais fortemente acometida por determinados problemas de saúde. É obrigação do criador trabalhar para que tais problemas sejam evitados ou minimizados com a correta seleção dos reprodutores.

Quanto ao standart, sua estrita observância pelo criador garante a existência e a própria manutenção da raça. O bom criador será sempre um defensor do padrão racial e fará dele uma de suas bandeiras.

Na hipótese de não ser possível conhecer pessoalmente o criador, veja se o mesmo possui site com informações claras e precisas sobre seus cães e sobre a raça que cria. Quanto mais transparente for esse criador, maiores são as chances de levar para casa um filhote saudável e típico.

Através das imagens disponibilizadas pelo criador é possível ter uma idéia do local e das condições em que os cães são criados, valendo o jargão: uma imagem vale mais que 1000 palavras.

.

Autor:   Gilberto Medeiros

Fonte:   http://www.reservadorei.com.br/

 

Confira outras notícias

CBKC FCI CBRB
Premier
Site produzido pela Netface